Giovanni Calábria nasceu em condições de pobreza em Verona, em 8 de outubro de 1873 e foi consagrado sacerdote em 1901. Fundou as congregações dos Pobres Servos e Pobres Servas da Divina Providência, confiando-lhes a missão de viver e trazer fé em Deus Pai e confiar na Divina Providência, dedicando-se principalmente aos órfãos, aos abandonados, marginalizados, doentes e idosos.
O início oficial da Obra calabriana remonta ao dia 26 de novembro de 1907, quando João Calábria recebeu sete crianças pobres e abandonadas em uma pequena casa em Vicolo Case Rotte. Nos anos seguintes, o padre veronês fundou muitas outras casas e escolas, com especial atenção aos órfãos e crianças em dificuldade, a quem chamou de “Buoni Fanciulli“. Paralelamente a essa atividade, João Calábria dedicou-se durante sua vida a muitos outros campos pastorais: das paróquias ao ecumenismo, da assistência aos doentes à formação de sacerdotes.
Ele faleceu em 4 de dezembro de 1954 e o seu enterro, três dias depois, captou uma multidão impressionante de pessoas nas ruas de Verona que acompanhou o caixão com uma fila interminável pelo centro da cidade. Foi beatificado pelo Santo Padre João Paulo II em Verona em 17 de abril de 1988 e canonizado pelo próprio Papa em 18 de abril de 1999 em Roma.
A festa litúrgica de São João Calábria é comemorada a 8 de outubro.