Pobres Servos Mamá Muxima

Igreja

ESTILO CALABRIANO DE EVANGELIZAR

 

A fisionomia calabriana das paróquias a nós confiadas deverá se distinguir por um estilo de vida e de missão que corresponda ao nosso carisma, à nossa espiritualidade e ao nosso jeito de ser comunidade religiosa de Pobres Servos.

Tratar-se-á, portanto, de realizar uma maneira de ser, de viver e, por conseguinte, de pastorear toda relacionada com o anúncio da paternidade de Deus, com a fé e a confiança em Deus visto como Pai por meio do abandono confiante na sua Providência divina, todos eles elementos de onde brota o nosso ser e o nosso agir como Pobres Servos.

Carisma pastoral Calabriano  -  características

1- Anúncio da paternidade de Deus:  a ser realizado com todos os meios: com a palavra; com as obras; com o exemplo de vida pessoal e comunitária.

2- Confiança na Providência Divina: a ser testemunhada especialmente em não nos angustiar pelos recursos materiais necessários para as obras que o Senhor nos pede de realizar.

3- Contínua e dinâmica volta ao Evangelho: tornando-o ponto de confronto e de inspiração do nosso pensamento e das nossas opções.

4- Amor à Igreja: às pessoas, em primeiro lugar às mais afastadas. Amor e obediência ao Papa e aos Bispos. Com particular atenção na participação pastoral da Igreja local.

5- Gratuidade e pobreza: segundo o jeito apostólico de vida e de ação pastoral.

6- Opção prioritária pelos mais pobres e abandonados: filhos prediletos de Deus e verdadeiro tesouros da Obra.

7- Atenção particular pela juventude: haurindo da própria experiência de São João Calábria quão importante seja uma sadia educação cristã desde os primeiros anos da vida.

8- Formação vocacional: vocações de estilo apostólico, vocações para a Igreja.

9- Ecumenismo: a unidade dos cristãos como suspirava fortemente o nosso Fundador e como hoje é tão desejada pela Igreja.

10- Missões: porque todo o mundo é de Deus.